A antiga Deutsche Schule, atual Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná é mais antiga até do que o centro acadêmico na qual atualmente está inserida, a UFPR (mais antiga universidade federal do Brasil). Criada em 1869 por Gotlieb Mueller e Augusto Gaertne, a Escola Alemã de Curitiba sofreu várias transformações ao longo dos anos. Inicialmente denominada de Deutsche Schule, a escola tinha como base o ensino puramente protestante. Era na escola Alemã que os filhos de colonos aprendiam a língua alemã e a língua portuguesa. 
Ao passsar dos anos a Deutsche Schule sofreu modificações no ensino, na localização e até seu papel na cidade de Curitiba. Ao longo dos anos a escola foi chamada de diferentes nomes, dentre eles: Colégio Progresso, Academia Comercial Progresso, Escola Técnica do Comércio e finalmente, em 199
0, Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná.A atual Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná está em outra fase de transiçao. No ano de 2008 (ano que completa 139 anos de funcionamento), a escola está se desvinculando da mais antiga uiversidade do país, a UFPR, e irá sediar Instituto Federal do Paraná (IFET-PR) que tem como objetivo principal a expansão da Educação Profissional no Brasil.
O IFET implantado na E.T. será uma das 7 sedes do Paraná.
Vale a pena ressaltar que a implantação do IFET no setor escola técnica não teve apoio de todos da instituição, uma vez que teve um alto indice de desaprovação dos alunos que não foram questionados sobre o que pensam dessa transformação.Então fica a seguinte pergunta para ser refletida: Por que os alunos devem votar para quem será o próximo Reitor, se em uma situaçao de que irá os atingir diretamente os alunos são apenas meramente avisados sobre a mudança?

Nenhum comentário:
Postar um comentário